Medo: Limita-nos ou pode ser um aliado?

Todos nós já sentimos medo alguma vez nada vida. É normal, não é sinal de fraqueza ou de ser menos capaz de algo. O medo limita-nos ou pode ser um aliado?

O medo é uma reação involuntária e natural da nossa mente e corpo, está associado ao nosso instinto de sobrevivência.

Devemos agradecer ao medo por nos proteger das situações. Como assim?

Quando sentimos medo, a nossa mente/corpo dá-nos o sensação de perigo, de ter cautela com algo. O medo ajuda-nos a ter cuidados com os perigos que podem ocorrer, ajuda-nos a pensar nos riscos e nas consequências que podem acontecer e por isso podemos dizer que o medo é nosso aliado! Devemos ter o medo e as sensações de medo como algo que nos ajuda e não que nos limita!

Os medos podem limitar-nos se não analisarmos cada um deles e usarmos eles a nosso favor. No Coaching trabalhamos estes medos, analisamos cada um deles, fazemos desses medos aliados para avançar na vida.

10 Dicas para superares os teus medos:

  1. Aceita os teus medos: aceita o teu medo e não negues que o tens. Resolve entrar em ação para o superar. Mostra para ti mesma que o medo é teu aliado e que o consegues vencer. Não penses no medo e age. Pede ajuda!
  2. Escreve sobre os teus medos: Pega num caderno, numa folha e escreve sobre os teus medos. Coloca no papel todas as tuas emoções, vai ajudar-te a libertar e a organizar a tua mente. Faz este exercício todos os dias ou todas as semanas.
  3. Lê histórias que te inspiram: Lê livros e biografias de pessoas que já superaram os medos delas. São uma inspiração para ti! Se elas conseguiram ultrapassar, tu também consegues!
  4. Tem sempre pensamentos positivos: Vão-te ajudar e ires mais longe, tem confiança em ti! Pensa e verbaliza sempre na forma positiva, vais ver avanços rápidos na vida!
  5. Festeja as tuas vitórias: por mais pequenas que sejam, são tuas! Tu mereces ser reconhecida por elas! Se não fores tu a fazer, quem será? O medo é anulado pelo pensamento positivo e pelo merecimento!
  6. Fala com amigos e familiares: Não tens de viver o teu medo sozinha! Conversa com uma boa amiga, fala dos teus receios, acredita que não estás sozinha nesta luta! Vais-te surpreender com os medos dos outros!
  7. Foca-te na tua respiração: A respiração vai ajudar-te a controlar o teu emocional. Foca-te na entrada e saída de ar dos teus pulmões. Inicia práticas de meditação, ioga ou pilates, vão ajudar-te a encontrares a tua paz e acalmar as emoções, que por sua vez irão ajudar a controlar o teu medo.
  8. Rodeia-te de pessoas positivas e corajosas: Pessoas que te inspirem, te mostrem que é possível, mesmo com medos ultrapassar esta fase.
  9. Faz Coaching: Tem uma estratégia bem definida do que desejas, de onde estás neste momento e de onde queres chegar. Com um Coach ao teu lado, irás aprender a lidar com os teus medos e irás transformar eles em teus aliados mais facilmente.
  10. Começa hoje mesmo a ser melhor que ontem: Faz todos os dias 1% melhor que ontem, começa a ser a tua melhor versão, só tu é que interessas.

Se sentes que os teus medos te bloqueiam, pede ajuda, não vivas assim!

Aceita cada medo, cada sensação e transforma em teu aliado, aprende a viver dia-a-dia na tua melhor versão e não fiques bloqueada em ansiedade. Faz esta pergunta para ti mesma: “o medo limita-nos ou pode ser um aliado?”

Se queres iniciar o teu processo de Coaching, fala comigo, vamos começar o teu caminho de qualidade de vida. Começa a sentir bem-estar, a cuidar de ti a seres sempre a tua melhor versão!

Um abraço,

Susana Vieira

Coach Pessoal e Profissional

Author Profile

Susana Vieira
Susana Vieira
Coaching & Desenvolvimento Pessoal

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.