Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Perfeccionismo

Olá, hoje quero-te falar sobre o perfeccionismo e o impacto dele na tua vida.

Todas as pessoas anseiam que o seu trabalho seja bem feito, no entanto para algumas pessoas isso não chega, o seu desempenho tem de ser perfeito!

As pessoas que são perfeccionistas, por norma, vivem num mundo cheio de padrões e expectativas autoimpostas e pouco realistas. Lutam diariamente pelo inacessível. Não toleram erros e gostam de tudo ao pormenor, o que pode levar a começarem a fazer tudo de novo outra vez, apenas com o propósito de conseguirem fazer o trabalho de forma mais perfeita!

Quando trabalhamos a gestão de tempo no Coaching, vimos que o perfeccionismo e o protelamento são duas faces da mesma moeda, porque ambos impedem que usemos o nosso tempo da melhor forma e assim conseguirmos terminar um projeto dentro do prazo, por exemplo.

As pessoas perfeccionistas muitas vezes adiam a concretização de um projeto por saberem que vai ser necessário uma elevada energia e vão ficando frustradas, zangadas e ansiosas, à medida que o tempo vai passando.

Muitas vezes o nosso perfeccionismo começa na infância, pois em crianças é nos imposto que temos de agradar a todos. Já pensaste nisso?

E assim surge também o nosso medo da rejeição.

Quem é perfeccionista vive sempre mais em medo, no que no desejo de sucesso, evita situações novas e por vezes, até recusa promoções no emprego, pois têm medo de não conseguir cumprir as suas exigências.

Quando vivemos na regra do “Devo”: “Devo ser perfeita”, “Não posso errar”, devemos de ter cuidado, pois esta exigência interna pode-nos levar a uma baixa autoestima e à falta de confiança.

Para ultrapassar o perfeccionismo,, temos de aceitar que errar é humano. Vamos aprender mais com os nossos fracassos do que com o nosso sucesso.

Temos de apostar na excelência, em vez da perfeição! Tem uma boa gestão de tempo para os teus projetos, prepara-te bem, faz o teu trabalho de forma repartida e sente-te bem com isso!

Utiliza o Principio de Pareto no teu dia a dia, 20% do teu esforço produz 80% da qualidade.

Estabelece um prazo razoável e cumpre-o. Usa prazos de tempo para realizares tarefas. Avança no trabalho, mesmo que aches que não está perfeito. No fim tem um prazo de tempo estipulado para rever tudo, mas apenas rever, não fazer tudo de novo!

Sê sempre paciente contigo mesma, à medida que vais dizendo o mantra diariamente “Eu sou imperfeita”.

O perfeccionismo pode ser uma grande armadilha e o que te está a impedir de não avançares. Começa a gostar mais de ti e aprecia o processo de fazeres as coisas. Não te concentres apenas no resultado final! Se te concentras apenas no resultado final e ignoras o processo que tem de ser feito, vais gerar stress e ansiedade na tua vida!

As sessões de Coaching podem-te ajudar a estruturar a tua gestão de tempo, a implementar o Principio de Pareto no teu trabalho e a começares s ver novos e excelentes resultados!

Se precisares de ajuda, estou à distancia de um email!

Até breve!

Leave a comment

0.0/5

Não cries limites para ti mesma! Todos os teus limites podem ser alterados!

Subscreve a minha Newsletter
Contacta-me

info@susanavieira.net

Susana Vieira © 2024. Todos os direitos reservados.

Go to Top