Pessoas Toxicas

Pessoas Tóxicas

Olá, hoje quero-te falar sobre pessoas tóxicas!

Todos nós temos de viver e conviver com pessoas, a sociedade assim o exige e como seres humanos que somos precisamos de falar, de comunicar de conviver para a nossa saúde mental! No entanto, devemos ter cuidado com as pessoas com que nos relacionamos!

Isto porque muitas vezes estamos rodeados de pessoas controladoras, arrogantes, vítimas de tudo e de todos, invejosas, mentirosas, pessoas que nos “sugam” a nossa energia e a nossa paciência! São chamadas de pessoas tóxicas!

Pessoas que drenam a tua energia, te consomem e não te trazem valor à tua vida!

Tens algum colega de trabalho que passa a vida a dizer mal dos outros? Alguma amiga que é sempre a vítima e todos lhe fazem mal? Alguém que está sempre a invejar a tua casa? O teu marido/namorado? A tua roupa? Essas pessoas devem ser eliminadas da nossa vida, do nosso núcleo de “amigos”!

As 5 Pessoas mais Próximas de Nós!

Devemos ter em atenção às 5 pessoas mais próximas de nós, no Coaching e em Alta Performance, chamamos Peer Group. As 5 pessoas que estão mais próximas de ti são pessoas que te acrescentam valor ou te mandam abaixo? São pessoas que te incentivam a seres cada vez melhor? Ou dizem que nunca irás conseguir? São pessoas que ficam feliz e partilham a tua felicidade ou simplesmente quando estás feliz dizem coisas tristes para te controlar?

Pois é! Tem atenção às 5 pessoas que estão mais próximas de ti! Vê se te acrescentam valor e aí sim, mantem-nas na tua vida, se forem apenas pessoas que não te motivem e façam feliz, simplesmente afasta-te delas, não as deixes fazer parte do teu Peer Group!

Durante muitos anos tive de lidar com pessoas tóxicas, quer no trabalho quer na família e amigos. Hoje escolho com quem quero trabalhar, com quem quero me relacionar! Certo é que não conhecemos as pessoas, só passado algum tempo, mas quando me apercebo que essas pessoas me sugam, me fazem adoecer, me esgotam o meu tempo, sou livre de as mandar embora!

Eu não sirvo para trabalhar com todas as pessoas e nem todas as pessoas servem para trabalhar comigo! Tenho a liberdade de escolher quem quero ter próximo de mim, quer a nível profissional, quer família e amigos!

Faz este exercício

Pega numa folha e caneta e escreve as 5 pessoas com quem mais falas ao longo do dia.

Coloca numa coluna o nome delas e à frente se te motivam, se te controlam, se te julgam. Escreve sem receio, diz a emoção que esta pessoa te faz sentir. Depois age em conformidade e amor por ti!

Pode não ser fácil te libertares, mas garanto-te que não é impossível, basta mudares a tua postura e teres a clareza do que queres para a tua vida!

Se quiseres partilhar algo comigo, estou à distância de um email. Manda-me um email e diz-me o que mais te preocupa! Já pensaste fazer uma sessão de Coaching de Clareza?

Estou por aqui!

Abraço,

Susana Vieira

Certified Profissional Coach

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *