Planeamento e Sucesso

Planeamento e Sucesso

Cada vez mais, as pessoas devem fazer um planeamento das coisas que têm de fazer, de modo a ter sucesso! Podemos dizer que o planeamento e o sucesso estão interligados! Sem um, não há o outro!

Antes de te falar sobre o que te pode desviar do teu planeamento, quero-te dizer que se não planeares o teu dia-a-dia, quer a nível pessoal, quer profissional, certamente não irás atingir os teus objetivos.

Sabes porquê? Possivelmente porque estás a fazer “tarefas” de outras pessoas e não aquelas em que tu tens te empenhar, para atingires os teus objetivos!

Quem não gere o seu tempo é gerido pelos outros, concordas?

Vamos lá então nos focar em 3 motivos que nos fazem desviar do nosso planeamento:

  1. Falsas obrigações – As falsas obrigações não são mais que as urgências das outras pessoas, é tudo o que é urgente para os outros, mas não são para ti! Acredita que estas urgências te vão levar cada vez mais a te afastares do teu planeamento e das coisas que são realmente importantes para ti! Aconselho-te que revejas todos os dias de manhã, as tuas prioridades (as TUAS) e que te foques nelas ao longo do dia, para que quando apareça as urgências dos outros, saibas precisamente quais são as tuas prioridades e onde tens de te focar!
  2. Distrações – Tanto posso dizer-te neste ponto! Escreve numa folha o que que te distrai ao longo do dia. Deixo-te apenas exemplos: o email, as redes sociais, o telefone, o whatsapp, aquele colega que chega para falar dos problemas dele, etc etc. Tem noção destas distrações, pois só assim podes começar a eliminar as mesmas! Sem identificares e sem perceberes o problema que elas te trazem não consegues tirar as mesmas da tua vida!
  3. Não estabelecer prioridades – Depois de verificares as falsas obrigações, as distrações, chega a hora de analisares as tuas prioridades! Começa a tomar decisões do que é realmente importante para ti! Para os teus objetivos, para os teus sonhos, para a tua vida! Prioriza o que é verdadeiramente importante para ti! Tudo o que não é importante deve ser delegado, eliminado ou agendado.

Colocas na tua agenda os teus sonhos, os teus objetivos? Se não colocas, lamento te dizer que eles não são uma prioridade para ti!

Desde que comecei a colocar os meus objetivos na minha agenda e a definir estratégias e prazos para os alcançar tudo começou a fluir de outra forma, quer ao nível profissional quer pessoal. Comecei a ter uma dinâmica diferente no meu dia e isso trouxe imensos resultados na vida familiar.

A tua agenda tem refletida a pessoa que te queres tornar? Mostra a tua melhor versão? Só consegues isso a estabeleceres as tuas prioridades e dizer “não” às prioridades dos outros, de modo assertivo e educado!

Se sentes que chegou a altura de trabalhares isso em ti, convido-te para uma sessão de Coaching, tenho a certeza que te irás surpreender!

Author Profile

Susana Vieira
Susana Vieira
Coaching & Desenvolvimento Pessoal

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.